Etiquetagem energética de electrodomésticos



A etiqueta energética, (criada pela comissão Europeia) é uma etiqueta que fornece informações objectivas e normalizadas sobre o desempenho de determinados equipamentos , classificando o equipamento tanto a nível de características energéticas como técnicas. A classificação energética, como o nome indica, permite avaliar o nível de eficiência do equipamento com base nos parâmetros de A (a mais eficiente) a G (a menos eficiente). A etiqueta, obrigatória e colocada na parte exterior dos electrodomésticos, de modo a ficar visível ao consumidor, tem o seguinte aspecto. É um dos aspectos a considerar quando comprar um frigorífico.



Por decisão da Comissão Europeia, em alguns casos, apenas são comercializados os equipamentos de classe A a C, por exemplo algumas classes de frigoríficos. Além disso, é de salientar que os frigoríficos apresentam uma classe extra – a classe A+ ou A++ - que corresponde a um modelo de eficiência superior.
As informações contidas na etiqueta energética são uma excelente ferramenta de apoio ao consumidor na aquisição de um novo frigorífico, contribuindo para o aumento da penetração dos equipamentos mais eficientes, e consequentemente para a redução dos consumos energéticos, permitindo por sua vez, a diminuição da factura eléctrica e das emissões poluentes associadas.

No comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails